A comunicação é uma ferramenta de marketing! 

O marketing tem que ter um olhar mercadológico, porque nenhum negócio se institui se não estiver no mercado. Quando a gente olha a mercadologia, a gente entende estamos olhando todo o mercado e nem um negócio se institui se não tiver no mercado. 
Então significa que é um movimento com todos os públicos, que é o movimento de todo o negócio entre o financeiro, entre o administrativo, entre os recursos humanos e entre o operacional. Quando a gente entende isso, quando falamos de marketing, estamos falando do negócio e do eixo mercado lógico.
Entendendo a importância da comunicação como ferramenta de marketing, podemos explorar como o branding se torna um processo vital para impulsionar a marca e torná-la mais competitiva no mercado. 
Falar de branding abrange falar de muito mais do que apenas um logo, é um olhar para dentro, de se entender e se permitir evoluir.  A partir do momento que se tem esse entendimento, o planejamento vem pra impulsionar a marca através de estratégias e ações, gerando valor e tornando a marca mais competitiva no mercado. 

Crescimento é processo e branding é um processo!

O crescimento é um processo, assim como uma marca, uma empresa, um indivíduo, precisa passar por processos, o branding também é um processo, ele não é só uma logomarca, ele é um processo de construção de quem você é, do teu propósito.
O mercado muda, os ambientes mudam, a política muda, a economia muda, a sociedade muda, o comportamento muda, então quando entendemos o próprio sentido real da marca, o propósito dela no mercado e que ela tem toda a base de conhecimento de quem é e de porquê realmente está ali no mercado, o planejamento vem na parceria de como é que colocamos isso a rodar, tirando do papel e fazendo acontecer. 
Precisamos pensar estrategicamente e não é uma estratégia só, são várias estratégias e para cada estratégia tem outras micro-estratégias que demando de outras.

Você já parou pra pensar estrategicamente no seu negócio? Quem você é e pra onde você está indo, quais seus objetivos e projeções?

Olhar para o negócio apenas por uma vertente é construir uma marca ineficiente, é preciso criar um plano de ação e analisar dados pra conseguir se destacar!
O cliente quer construir uma reputação, ter uma audiência diferenciada, quer se destacar no mercado e ele não consegue porque nem ele sabe para onde está indo. Ele simplesmente está fazendo, tá entrando dinheiro, segue o ato, não para para pensar estrategicamente qual é o resultado que quer ter, qual a sua projeção para daqui 5 anos, 10 anos e onde estará daqui 50 anos.
Nós temos ainda muitas empresas que são centenárias. As que chegaram aos seus meados de 50 anos é porque tiveram um processo de construção. Pensaram planejado cada passo, mas planejar não é algo que você pode fazer uma vez só. É todo dia com micro-ações, é todo o dia como contato, é do dia refletindo, analisando é análise de dados. 

Marketing é isso, é você analizar dados, é definir a ação que você vai fazer, definir os indicadores e avaliar os números de estado.
Matéria por Michelle Sprandel, mentora de estratégia.


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