A
Arquitetura de marca: 
Quando precisamos conectar marcas, serviços e produtos de uma mesma empresa, ou de uma empresa que possui uma gestão unificada, mas diferentes áreas de atuação, é preciso definir uma arquitetura de marca, que é a organização estratégica e hierárquica de como tudo isso deverá funcionar para criar uma estrutura coesa e clara que reflita a identidade da marca como um todo.

Arquivo em JPG:
É um arquivo de imagem com fundo. Quando redimensionado, perde qualidade.

Arquivo em PNG
Um arquivo de imagem com fundo transparente. Quando redimensionado, perde qualidade.
Arquivo em vetor
Um arquivo que quando redimensionado, não perde qualidade, esse é o formato ideal que você deve mandar do seu logo para que ele possa ser usado sem prejudicar a forma original dele. Geralmente são arquivos em PDF, EPS, Ai, Corel, SVG.

Audiência
É o conjunto de pessoas que está ao redor da sua marca, que tem contato com ela, seja para consumir como audiência alvo ou para fazer a sua marca acontecer, como fornecedores e parceiros. Consideramos audiência todas as pessoas que estão em contato com a marca, pois todas precisam ter a melhor perspectiva dela.

Audiência alvo
É seu cliente, seu público alvo, para quem a sua marca vende ou deseja vender. Sugerimos sempre olhar além dos dados demográficos (idade, classe social…) e buscar entender os gostos, desejos, dores e hábitos da sua audiência alvo para uma melhor comunicação.

B
Brandbook / livro da marca
É o livro com todas as diretrizes estratégicas e visuais para uma marca, para que ela possa ser usada e ativada com maior assertividade por todos os responsáveis pela ativação dessa marca, por isso, quanto mais completo o livro da marca, melhor.

Branding
Branding é o processo contínuo, a gestão ativa de tudo que a marca é, se propõe a entregar e comunica. É a sua marca se expressando.

Brand / master idea
A master ideia é a ideia central da marca, que direciona todas as demais estratégias, pode ser entendido com o conceito criativo do propósito e também poderá ser usada como slogan de marca. Uma boa master ideia conta uma história, carrega essência, é atemporal, ensina, satisfaz e inspira.
Briefing
É o documento que usamos para colher informações, um formulário de perguntas estratégicas que vai auxiliar todo processo criativo de uma marca ou projeto. Quanto mais detalhado for esse briefing melhor será assertividade no projeto.

C
Comunicação
A comunicação é uma ferramenta do marketing, cujo objetivo é transmitir mensagens e informações para o mercado, envolve o uso de diversos canais como publicidade, relações públicas, mídias sociais e campanhas para ajudar a empresa a construir sua imagem e atingir seus objetivos de marketing.

Cultura de marca
A cultura é um conjunto de crenças, valores e comportamentos que são compartilhados pelos membros de uma organização, e tudo isso vai fazer parte da construção da identidade da empresa. Investir na cultura da marca impacta diretamente em melhores contratações: a pessoa contratada se encaixa no que acreditamos como marca, no nosso propósito, valores… Facilita os processos de retenção pois diminui a rotatividade e melhora o engajamento da equipe porque ambos acreditam no mesmo propósito e isso faz com que alcancem resultados mais eficazes.
D
DNA de marca
É o código da essência da marca descrito em alguns pilares, ele define o que a marca é e o que ela representa. "O DNA de marca é o conjunto inalienável de atributos e traços de personalidade que diferenciam a marca de todas as outras. É a essência que dá vida à marca, fornecendo uma base sólida para a construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Ele permeia todos os aspectos da marca e molda a percepção do público.” Aaker

E
Essência de marca
É o que torna a marca especial e única. É aquilo de mais precioso que uma marca tem, pode ser entendida com o conjunto de propósito e valores aliado seu compromisso com seus consumidores. No laicreative somos especialistas em captar e valorizar a verdadeira essência de uma marca.

Estratégia de marca
É a direção que uma marca deverá seguir de modo a alcançar seu propósito. A estratégia de marca pode ser tanto fundamento quanto ação em forma de campanhas para atingir objetivos agregados. Quando falamos de estratégia falamos de algo que foi realmente pensado, que envolve inteligência e análises para comunicar algo que realmente tem valor e não só juntar um monte de imagens e textos sem sentido nenhum para gerar um resultado qualquer.

Experiência do cliente
São as sensações que o cliente tem ao interagir com uma marca, produto ou serviço. Uma experiência positiva cria laços mais fortes, fideliza clientes e gera recomendações positivas.

I
Identidade verbal
É o conjunto de elementos que representam a marca por escrito, como o tom de voz e manifesto. É a forma como a marca se comunica com seu público.

Identidade visual
É o conjunto de elementos visuais que representa a marca, que faz com que a marca seja reconhecida visualmente, geralmente são: logo, cores, fontes, texturas, estilo fotográfico, filtro para fotos, e por ai vai, tudo que representa a marca visualmente faz parte da sua identidade visual.

J
Jornada do cliente
É o percurso que um cliente potencial percorre desde o momento em que ele se torna consciente da sua marca até a realização de uma compra (ou além disso, incluindo pós-compra). Ela engloba todas as interações e pontos de contato que um cliente tem com a marca ao longo desse processo. Uma marca precisa definir a jornada do cliente para entender melhor as etapas pelas quais os clientes passam, suas necessidades, emoções e expectativas em cada estágio.

L
Logo
O logo é a parte tangível de uma marca, pode ser somente escrito, ou somente um símbolo, ou o conjunto de ambos.

M
Manifesto de marca
É uma declaração que define a essência, os valores, visão e missão da marca. Gostamos de dizer que se a marca pudesse falar, o manifesto é o que ela falaria. O manifesto geralmente expressa o que a marca defende, como ela percebe o mundo e como deseja impactá-lo.
"A marca não é um produto, isso é para os consumidores. Para você, é uma promessa." - Philip Kotler

Marca
Muito mais do que um logo, página no Instagram, desenho ou frase bonita de rodapé, marca é a expressão de uma empresa ou pessoa. Abrange elementos tangíveis e intangíveis.

Mapa de empatia
É uma ferramenta que usamos para entender melhor a realidade do cliente, o próprio nome já diz: empatia, se colocar no lugar do outro para conseguir entender melhor suas dores, anseios e necessidades.

Marketing
Marketing é análise de dados e de estratégias (sejam elas online ou offline) que vão auxiliar uma organização a identificar seus objetivos e se comunicar visando atender as necessidades e desejos de mercado.

Marketing digital
É marketing, exclusivamente ambiente digital. Aqui entram estratégias para mídias sociais, e-mail, campanhas online e outros. Marketing digital é muito mais do que planejamento para o instagram, sempre lembre-se disso, é a forma como as estratégias de marketing são usadas para o digital e isso engloba diversas ações, táticas e análises de diferentes aplicativos do meio digital.

Missão
É razão de existir da empresa. A declaração que define o propósito fundamental da organização, ou seja, o porquê ela existe e qual é o seu papel na sociedade. Ela responde a pergunta, por que estamos aqui?

P
Propósito
O propósito é o significado por trás de toda estratégia, deve ser a maior força propulsora de uma marca. "Propósito é a força que impulsiona uma empresa a ir além dos produtos e serviços, buscando impactar positivamente a sociedade e criar conexões emocionais duradouras com seus clientes." - Philip Kotler

Persona
É a forma como identificamos um padrão de consumo e criamos uma identidade fictícia baseada nesse padrão para pensar numa comunicação mais nichada para esse público específico."Persona é uma representação arquetípica de um grupo específico de usuários, baseada em pesquisa e dados reais, que auxilia na compreensão das necessidades, objetivos e comportamentos desses usuários." Alan Cooper

Pontos de contato 
São todos os pontos onde o as pessoas, seus clientes, sua audiência em geral terão contato com a sua marca. O seu perfil no Instagram é um ponto de contato, sua sacola, seu espaço físico, seus brindes, suas propagandas, seus materiais, todos os lugares onde a sua marca é ativada é um ponto de contato.

Posicionamento
É o lugar que você quer ocupar na mente do seu cliente, como você se diferencia no seu mercado de forma a ser lembrado no momento apropriado. A sua marca precisa se posicionar para ser lembrada. "Posicionamento é a maneira como você se diferencia nos corações e mentes dos seus clientes." - Bernadette Jiwa

Proposta de valor
É a promessa da sua marca, o que você se propõe a entregar para o seu público?"A proposta de valor é o conjunto de benefícios ou valores que uma empresa promete entregar aos clientes para satisfazer suas necessidades." Philip Kotler

Rebranding
Rebranding é o processo de realinhamento da marca, pode ser apenas visual, mudança ou ajuste de logo e elementos gráficos quanto também estratégico, envolvendo um reposicionamento ou mudança de estratégia de negócio.
S
Semiótica
É a forma como vemos um objetivo a partir de experiências que tivemos anteriormente e conseguimos dar significado a ele. Se você ver o desenho de uma casa você vai atribuir a esse desenho diferentes significados como: apenas uma casa, ou lar, ou família, ou um ambiente seguro, cada um desses significados estará associado as suas experiencias anteriores vividas. "A semiótica é a arte de analisar qualquer coisa como se ela pudesse ser um sinal." - Thomas A. Sebeok

T
Tom de voz 
É a expressão verbal da marca, em texto e fala. O tom de voz não é apenas o que você diz, mas como você diz. Pode ser amigável, formal, descontraído, profissional, humorístico, autoritário ou qualquer outra variação que se alinhe com a imagem e os valores da marca.

V
Visão
Onde a empresa quer chegar é uma declaração que descreve o que a organização almeja ser no futuro. Ela responde a pergunta: o que queremos alcançar?

Valores
São os pilares, forças motoras. Princípios fundamentais que guiam o comportamento, decisões e cultura da organização. Eles refletem as crenças compartilhadas dentro da empresa e definem o que é importante para a empresa. Eles respondem a pergunta: o que é inegociável para nós?
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